Samu de Poços de Caldas registra mais de 4,7 mil atendimentos no primeiro semestre; traumas lideram ocorrências
Secretaria de Saúde de Poços de Caldas divulga balanço de atendimentos feitos pelo Samu A Secretaria de Saúde de Poços de Caldas (MG) divulgou um levantame...

Secretaria de Saúde de Poços de Caldas divulga balanço de atendimentos feitos pelo Samu A Secretaria de Saúde de Poços de Caldas (MG) divulgou um levantamento detalhado sobre os atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município, no primeiro semestre de 2025. Segundo o balanço, foram mais de 10 mil ligações recebidas, das quais 4.720 resultaram em deslocamento de ambulâncias para ocorrências na cidade. 📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram Os traumas lideram a lista, com 968 registros. Entre eles estão situações decorrentes de acidentes de trânsito, quedas graves e outros episódios que exigiram atendimento imediato. Também foram contabilizados 119 casos de infarto agudo do miocárdio, 100 de acidente vascular encefálico (AVE/AVC), 81 paradas cardiorrespiratórias e 79 ocorrências obstétricas, como complicações durante a gestação e o parto. Samu de Poços de Caldas registra mais de 4,7 mil atendimentos no primeiro semestre Reprodução O secretário municipal de Saúde, Luís Augusto de Faria Cardoso, explicou que os dados reforçam a importância do uso consciente do serviço. "O Samu é um serviço de atendimento, não é um transporte. Por isso é muito importante a população saber utilizar de forma racional. (...) Deve-se acionar o Samu em situações que representem algum risco de vida ou de saúde para aquela pessoa". "A gente tem feito campanhas de divulgação, inclusive para anunciar exemplos, como dor no peito, alguma situação em que a pessoa paralisou parte do corpo, quedas importantes, convulsões, falta de ar", detalhou o secretário. Trotes ainda são um problema Outro ponto de atenção no levantamento foi o número de trotes registrados. No período, 593 chamadas falsas foram identificadas, quase 600 ligações que ocuparam a central de atendimento. Apesar de o número representar uma queda de cerca de 50% em relação ao segundo semestre de 2024, a prática continua preocupando. "Aquele que passa o trote, está ocupando uma linha não só de atendimento telefônico, mas de atendimento num cenário de emergência, que pode significar a vida de alguém. Um minuto faz toda a diferença", explicou o secretário. Em Poços de Caldas, o SAMU é de gestão municipal e atende exclusivamente às ocorrências da cidade pelo número 192. Além do atendimento de urgência, o serviço mantém campanhas educativas para conscientizar a população sobre quando acionar o socorro médico e os riscos de usar a central de forma irresponsável. Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas